Home
Home
Noticias
Vídeos
Grupo Parlamentar
Deputados Municipais
Artigos de opinião
Jornal Esquerda Açores
Bloco de Esquerda Açores
III Convenção Regional
Petições

peticao_grande.jpg

Manifesto de apoio à Grécia: Por um Mundo Melhor

Tu podes fazer a diferença:

 

Faz-te ouvir:

megafone_fala_com_o_bloco1.gif Queremos ouvir a tua voz. Pergunta, propõe, denuncia. Participa!

Newsletter







Assembleia Municipal de Ponta Delgada aprova voto de pesar pela morte de Miguel Portas PDF Imprimir e-mail
30-Abr-2012
migueldata_0_3.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O voto de pesar pelo falecimento de Miguel Portas, um dos fundadores do Bloco de Esquerda, foi aprovado esta tarde, por unanimidade, pela Assembleia Municipal de Ponta Delgada.


Transcrição integral do voto apresentado pela deputada Vera Pires, do BE/Açores:


“Miguel Portas morreu no passado dia 24 de Abril, após dois anos de luta contra o cancro. Encarou a sua própria doença como fazia sempre tudo, da política ao jornalismo: de frente e sem rodeios. 


Activista contra a ditadura desde muito jovem, foi preso pela PIDE com apenas 15 anos. Militante do PCP entre 1974 e 1989, esteve sempre empenhado na transformação da esquerda. Em 1999, foi um dos fundadores do Bloco de Esquerda, movimento do qual foi dirigente e um dos principais impulsionadores.


Miguel Portas foi deputado na Assembleia Municipal de Sintra entre 2005 e 2010. Era, desde 2004, deputado ao Parlamento Europeu, onde granjeou o respeito e a admiração de parlamentares de variados quadrantes políticos. 


Economista de formação, exerceu a profissão de jornalista. Foi director da revista cultural Contraste e depois redactor e editor de política internacional do Expresso. Fundou o semanário Já e a revista Vida Mundial, dos quais foi director. Foi cronista no Diário de Notícias e no Sol, bem como na Antena 1. Foi ainda assessor para os assuntos culturais da presidência de Jorge Sampaio na Câmara de Lisboa. Foi autor de dois documentários realizados para televisão: Mar das Índias e Périplo - Histórias do Mediterrâneo. Deixa três livros publicados: E o resto é paisagem; Líbano - entre guerras, política e religião e Périplo.


Homem de Esquerda, Miguel Portas foi simultaneamente um político e um homem de grande cultura, europeísta e internacionalista, que se distinguiu pela procura de caminhos novos na intervenção política. Desassombrado e corajoso, firme nas convicções, mas sempre disposto ao diálogo, disposto a sustentar rupturas, mas sempre aberto a convergências que procurou e defendeu activamente, teve uma vida intensa e viveu-a intensamente. A sua morte empobrece Portugal e a Europa. 


A Assembleia Municipal de Ponta Delgada, reunida em 30 de Abril de 2012, delibera aprovar um voto de pesar pelo falecimento de Miguel Portas.”


 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Vídeos do BE/Açores
tv_bloco_acores.jpg
Vídeo mais recente

 

Links
jornal_esquerda_aores4_-_capa.jpg
esquerda49_capa.jpg
jornalgratuitofev_capa.jpg

esquerda.png 
site_be.png
Temos 1 visitante em linha
Visitas: 1396958
© 2018 Site Regional dos Açores - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.